terça-feira, 17 de junho de 2008

Tudo errado!!!

Sempre tive em mente que nossas atitudes são conseqüência de nossos pensamentos. Talvez por isso no Brasil as coisas não estejam boas como gostaríamos, pois o brasileiro já pensa errado! Logo, que atitudes devemos ter em relação ao nosso país?
Do que deveríamos nos orgulhar? Para quem ou para que podemos bater no peito e dizer: “isso me dá orgulho!!!”? Não precisamos ir às ruas para descobrirmos que 99,9% da população vai dizer que o que nos orgulha é a seleção brasileira, ou o carnaval. Essa é a mentalidade desenvolvida ao longo do tempo, um carma que vai nos seguir por muito tempo. Quando nos apresentamos a um estrangeiro como brasileiros, logo ouvimos deles as palavras PELÉ, CARNAVAL, RONALDINHO, CAIPIRINHA, XOXOTA e aí por diante. Culpa deles? Não, culpa nossa, pois esse é o orgulho nacional que expressamos.
Devemos nos orgulhar de nossas eleições sistematizadas, eletrônicas, exemplo mundial de organização? Por que, se o resultado destas coloca no poder as mesmas pessoas que não querem a evolução social? As pessoas que querem a mesmice para se eternizar no poder e aproveitar destes cargos para autopromoção.
Devemos nos orgulhar de nossos movimentos sociais? Um bando de indigentes vagabundos que se aproveitam dessa situação para continuarem vagabundos, por trás de uma ideologia inexistente e de atuações catastróficas e sensacionalistas. Querem a baderna, e quando conseguem culpam militares por covardia e agressão, logo erguendo nenês e crianças que não têm nada a ver para se sentirem vítimas da situação. Devemos eleger o movimento dos sem terra como ícone dessa militância? Reestatização da Vale? Quem lá sabe ler e escrever para trabalhar na Vale? Incitam os pequenos produtores rurais a se transformarem em monstros com discursos evasivos, quando na verdade deveriam se unir e na base da conversa buscar melhores condições. Sem falar em financiamentos partidários para sobrevivência e manutenção destes grupos.
Devemos nos orgulhar de nossa sociedade? Dizer que o brasileiro não desiste nunca? Na verdade devemos consentir com o fato de que o brasileiro nem tenta! E se tentar, vai ser pelo caminho mais fácil, pois nos orgulhamos do “jeitinho brasileiro”. Tudo é a base da malandragem, passar pra trás, tirar proveito! Calor humano aqui, se não for em eventos culturais e esportivos, só em transporte coletivo nos horários de pico. Isso por imposição ao direito de ir e vir com tranqüilidade, já que somos obrigados a trafegar em quinquilharias feudais que por aí rodam.
Hoje tudo é motivo de briga, tudo é violento, tudo são “vias de fato”. Pra que conversar, se o grito da minha arma te cala para sempre? Muito mais fácil, pois já está banalizado. Mera estatística. Já os agressores, estes sim gozam de plena facilidade. É aí que entra a questão: devemos nos orgulhar de nossa legislação? Nosso código civil ultrapassado, que tem base em um cenário de ditadura, quando hoje estamos se não em democracia, a alguns passos de consegui-la?
São questões que só os brasileiros podem mudar, aqueles que ainda acreditam no futuro promissor, no orgulho nacional de tudo aquilo que está contido dentro de nossas fronteiras. Até que ponto deixaremos todos esses erros ao nosso redor?
A mudança é incômoda, o hábito é que nos agrada. Como bom brasileiro que somos, deixaremos as mudanças para última hora, pois é assim que estamos acostumados a agir!!! Quando não houver esperança, olharemos para trás e veremos que um dia tivemos do que nos orgulhar, mas não soubemos reconhecer o que ou quem!

Nenhum comentário: